Outono em Kyoto

Outono em Kyoto

35º2'N 135º47'L Folhagem de outono no Tetsugaku no Michi 哲学の道, em Higashiyama.

Budismo - बौद्ध धर्म

Budismo - बौद्ध धर्म

35º0'N 135º41'L "Existem três classes de pessoas que são infelizes: a que não sabe e não pergunta, a que sabe e não ensina, a que ensina e não faz" Buda (563 a.C. - 483 a.C.)

Incenso - 香

Incenso - 香

35º2'N 135º43'L O uso do incenso foi introduzido no Japão através dos rituais budistas, em 538. O Koh, tradicional japonês, traz contato com o transcendente, refresca a mente e o corpo, remove as impurezas, desperta estado de alerta, é uma companhia na solidão, em momentos conturbados traz paz, quando há plenitude não se cansa dela, quando há pouco sente-se satisfeito, a idade nõa altera a eficácia, não causa mal se usado todos os dias, essas virtudes do incenso foram compiladas no século XVI.

Pagodes 塔

Pagodes 塔

35º0'N 135º46'L To, Toda ou Butto, são construções verticais essencialmente budistas que serviam como relicários. Os pagodes, são construídos em madeira, podem ter de três a cinco andares com amplo telhado que lhes confere a beleza característica.

Vendedores de Batatas

Vendedores de Batatas

35º2'N 135º47'L Batata doce japonesa tem casca rosada e polpa amarela, vendida assada ou fervida para comer na rua.

Bambu em Arashiyama - 嵐山

Bambu em Arashiyama - 嵐山

35º0'N 135º41'L Espetacular jardim de bambus situado na parte oeste de Kyoto, o lugar alinha-se às corredeiras do Rio Sakagamenoocho.

Riquixá

Riquixá

35º1'N 135º47'L Opção para percorrer as ruas antigas de Higashiyama: riquixá puxado à tração humana. A palavra vem de jinrikisha (人力車), e significa veículo a tração humana: , onde 人 jin: humano, 力 riki: tração, 車 sha: veículo.

Kinkaku-ji - 金閣寺

Kinkaku-ji - 金閣寺

35º2'N 135º43'L Kinkaku-ji é ícone de Kyoto. Rodeado pelo lago espelhado todo pavilhão com exceção do andar térreo é folhado a ouro puro, no topo do telhado há uma fênix dourada. Construído em 1397 para descanso do shogun Yoshimitsu Ashikaga posteriormente foi convertido em Templo Zen por seu filho.

Kinkaku-ji - 金閣寺

Kinkaku-ji - 金閣寺

35º2'N 135º43'L Oficialmente chamado Rokuon-ji o templo da linha zen budista Rinzai. É um exemplo típico dos jardins do período Muromachi (1337-1573) que davam grande ênfase a inserção dos ambientes construídos à paisagem.

Jardim de Pedras do Ryoan-ji

Jardim de Pedras do Ryoan-ji

35º2'N 135º43'L O 枯山水 Karesansui, jardim de pedras encontrado em templos zen budistas é composto por pedras que representam ilhas ou montanhas e a areia representa o mar. Diz-se que existem 15 pedras no jardim de Ryoan-ji, mas que apenas 14 estão visíveis, a 15º só seria visível através do terceiro olho de uma mente iluminada.

Ryoan-ji 竜安寺

Ryoan-ji 竜安寺

35º2'N 135º43'L Templo Zen Budista cercado por jardins de grande beleza, faz parte dos Monumentos Históricos da Antiga Kyoto tombados pela UNESCO.

Gueixas e Maikos

Gueixas e Maikos

35º2'N 135º43'L Maikos são aprendizes de Gueixas, para que socialmente isso fique claro, Maikos levam em seus adornos, vestimenta e pintura elementos que denotam seu grau de aprendizes, como o tamanco alto e a boca vermelha.

Eikan-do Zenrinji 永観堂禅林寺

Eikan-do Zenrinji 永観堂禅林寺

35º2'N 135º43'L Zenrin-ji é um templo do budismo Jodo, uma corrente budista criada pelo Mestre Shinran que viveu de 1173-1262, devotos do Buda da Luz Infinita que conduz à libertação da ignorância. Zenrin-ji significa "templo em um bosque calmo" teve um sacerdote muito popular chamado Eikan, e por isso é chamado informalmente de Eikan-do.

Ruas de Kyoto

Ruas de Kyoto

35º2'N 135º47'L Icônica, a antiga capital japonesa abriga mais de 17 templos considerados patrimônio da humanidade pela UNESCO, além destes há centenas de outros, formosas ruas, graciosas casas e milhares de cenários encantadores. Cidade sagrada a partir da qual o Japão construiu sua identidade mescla antigo e novo num só espaço.

No jardim de Eikan-do

No jardim de Eikan-do

35º2'N 135º43' "É fácil, ensina Shinran, simplesmente recitar o nenbutsu (contração de Nanmu Amida Butsu: Glória ao Buda Amida), mas é muito mais difícil encontrar refúgio no Buddha, honestamente e sem restrições, como uma criança faria. Sem restrições quer dizer descartar todas as nossas noções e conhecimentos preconcebidos. Devemos nos transformar em crianças inocentes e isso é difícil de fazer. Hiroyuki Itsuki Tariki (1932-) sobre ensimamentos de Hônen e Shiran, Budismo Jodo e Shin Jodo.

Ginkaku-ji - 銀閣寺

Ginkaku-ji - 銀閣寺

35º2'N 135º43'L Pavilhão prateado, foi construído em1490 por Ashikaga Yoshimasa, e deixado em testamento para a tradição Zen Budista. Também denominado Templo da Radiante Misericórdia.

Heian Jingu 平安神宮

Heian Jingu 平安神宮

35º2'N 135º43'L Templo xintoísta de 1895 construído em comemoração do 1100º aniversário de Kyoto chamada antigamente de Heiankyo. A arquitetura faz referência à influencia chinesa na construção do palácio do Imperador feito no período da fundação de Kyoto.

Ilhas de Pedra

Ilhas de Pedra

35º2'N 135º43'L "Com esforço prolongado, sinceridade, disciplina e auto controle, o sábio se torna como uma ilha que nenhuma enchente consegue inundar" Buda (563 a.C. - 483 a.C.)

Gion 祇園

Gion 祇園

35º2'N 135º43'L Gion é conhecido como bairro das gueixas, pois as antigas machiya abrigam locais para conhecer artes japonesas nas quais gueixas são mestras. Para os amantes da arquitetura é possível aprecias as machiya, antigas casas de madeira, encontradas em todo Japão, e de forma emblemática em Kyoto. Casas típicas das antigas cidades, em Gion foram contruidas para abrigar viajantes e visitantes do templo Yasaka, que fica logo à frente de Gion.

Kiyomizu-dera - 音羽山清水寺

Kiyomizu-dera - 音羽山清水寺

34°59'N 135°47'L Fundado em 798, o templo faz parte dos Monumentos Históricos de Kyoto, patrimônios da humanidade pela UNESCO. As estruturas feitas em madeira, não tem um único prego. O complexo inclui diversos templos dedicados a diferentes aspectos de Buda.

Entrada do Templo Heian 平安神宮

Entrada do Templo Heian 平安神宮

35º2'N 135º43'L "Quando você faz algo, você deve fazê-lo com todo o seu corpo e mente; você deve se concentrar no que faz. Você deve fazê-lo completamente, como uma boa fogueira. Você não deve ser um fogo enfumaçado. Você deve queimar-se completamente. Se você não se queimar completamente, um traço de si mesmo será deixado no que você faz". Shunryu Suzuki (1905-1971) Mente Zen, Mente de Principiante.

Heian Jingu 平安神宮

Heian Jingu 平安神宮

35º2'N 135º43'L "Mestre, como faço para me tornar um sábio? Boas escolhas. Mas como fazer boas escolhas? Experiência - diz o mestre. E como adquirir experiência, mestre? Más escolhas.

Soji no Kiyomizu - 清水寺

Soji no Kiyomizu - 清水寺

34°59'N 135°47'L Voluntários auxiliam na limpeza do templo Kiyomizu-dera em Kyoto. "Você não pode percorrer o caminho até que você tenha se tornado o caminho" Buda (563 a.C. - 483 a.C.)

Kodai-ji - 高台寺

Kodai-ji - 高台寺

35º2'N 135º43'L O zen budismo utiliza Koans 公案, como estratégia para interromper o fluxo contínuo de pensamentos que impedem o estado meditativo que conduz ao contato com a verdade, chamado iluminação. São frases curtas, ou narrativas inacessíveis à razão comum e que portanto tiram a mente de seu atavismo. "Batendo as duas mãos uma na outra, temos um som; qual é o som de uma mão somente?"

Desperto

Desperto

35º2'N 135º43'L "O segredo da saúde, mental e corporal, está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sábia e seriamente o presente" Buda (563 a.C. - 483 a.C.)

Maruyama - 円山公園

Maruyama - 円山公園

35º2'N 135º43'L Parque Maruyama é o mais antigo de Kyoto muito frequentado por jovens e pela população local, possui belíssimas cerejeiras.

Incensário em Maruyama - 円山公園

Incensário em Maruyama - 円山公園

35º2'N 135º43'L O complexo de Maruyama, envolve jardins, alamedas de cerejeiras, restaurantes, templos, lagos, orquidários e casas de descanso. Localiza-se na área leste de Kyoto, entre os templos yasaka e Chion-in.

Kiyomizu-dera

Kiyomizu-dera

34°59'N 135°47'L "Tudo o que somos é o resultado do que pensamos. A mente é tudo. O que nós pensamos nós nos tornamos" Buda (563 a.C. - 483 a.C.)

Arte com Briófitas

Arte com Briófitas

35º2'N 135º43'L Paisagismo feito com diferentes tipos de musgos forma "tapetes" verdes ao redor das árvores no templo Eikan-do.

Ryōzen Kannon - 霊山観音

Ryōzen Kannon - 霊山観音

35º2'N 135º43'L Monumento pós segunda guerra aos soldados mortos na guerra Pacífico, que aconteceu a leste de Kyoto, tem uma estátua do Buda Avalokiteśvara feita por Hirosuke Ishikawa em 1955, tem 24 metros de altura. O memorial guarda tabuletas com o nome de 2 milhões de japoneses mortos na segunda guerra mundial e um salão em honemagem aos soldados desconhecidos.

Maruyama - 円山公園

Maruyama - 円山公園

35º2'N 135º43'L "Mãe, o que é água?" perguntou o bebe peixe para a mãe peixe. "A água é onde você nada. A água é do que você é feito em maior parte." "Mas onde está?" pergunta o bebe peixe. "Ao seu redor." "Mas eu não posso vê-la", disse o bebê. "Claro que você pode." "Onde?" "Em todos os lugares." responde a mãe peixe. "E eu sou feito de água?" "Principalmente de água " "E depois que eu morrer...?" interroga o bebe. "Você vai voltar a ser água", disse a mãe" Histórias do Zen

Kyoto Templos

Kyoto Templos

35º2'N 135º43'L "O céu e a terra e eu somos da mesma raiz, as dez mil coisas e eu somos da mesma substância." Mestre Zen Seng-Chao (384 - 414)

Zen Kyoto

Zen Kyoto

35º2'N 135º43'L Antes, eu tinha estudado Zen por 30 anos, vi montanhas apenas como montanhas e águas como águas. Quando cheguei a um conhecimento mais íntimo, cheguei ao ponto em que eu vi que as montanhas não são montanhas e as águas não são águas. Mas agora que eu tenho a sua própria substância, estou em repouso. Pois é exatamente isso que eu vejo: montanhas mais uma vez como montanhas e as águas mais uma vez como águas. Ching-te Ch'uan Teng-lu, compilado por Tao-yuan in 1004 O Caminho do Zen

Búdico बुद्ध

Búdico बुद्ध

35º2'N 135º43'L "Guardar raiva é como segurar um carvão em brasa para atirar em alguém: é você que se queima." Buda (563 a.C. - 483 a.C.)

Yasaka no To - 八坂塔

Yasaka no To - 八坂塔

35º0'N 135º46'L Hokan-ji é um templo com um pagode de cinco andares na área leste de Kyoto, fundado em 589 tem 49 metros de altura, é o terceiro mais alto prédio de madeira de Kyoto depois do Toji e do Tofukuji, foi incediado e reconstruído em 1440 por Yoshinori Ashikaga, o sexto Shógun do governo Muromachi.

Adorável Kyoto

Adorável Kyoto

35º0'N 135º46'L Ruas do distrito de Higashiyama que conduzem ao Pagode Yasaka mesclam residências e comércio.

Ontem e hoje

Ontem e hoje

35º0'N 135º46'L A máxima "terra de contrastes" é mesmo válida para o Japão, o interesse por todo tipo de modernidade somado à alta liberdade criativa une-se aos elos do passado que conduziram a sociedade japonesa à expressão atual.

書道 Caminho da Escrita

書道 Caminho da Escrita

35º0'N 135º46'L Em todo oriente, mundo árabe incluso a escrita tem status de arte, aqui placas para identificação num templo em Kyoto. O Shodo, ou caminho da escrita é uma das formas de caligrafia.

Florescer

Florescer

35º0'N 135º46'L "Só há um tempo em que é fundamental despertar. Esse tempo é agora." Buda (563 a.C. - 483 a.C.)

coordenadas de amor . imagens da terra

2020