top of page
ATACAMA

ATACAMA

22º54'S 68º11'O O mais alto e árido deserto do mundo, localiza-se no norte do Chile e extremo sul do Peru. É 250 vezes mais seco que o Saara, em diferentes regiões do extenso deserto os índices variam de 0,1 a 35 mm anuais. Temperaturas são extremas podendo variar 40ºC em 24 horas. As paisagens são espetaculares: gêiseres, extensas planícies, picos nevados, vulcões, salares, lagoas, pedras esculpidas, ruínas, arquitetura vernacular, cultura andina, lhamas, flamingos, vicunhas.

Flamingos

Flamingos

23º6'S 67º27'O Parque Nacional dos Flamingos próximo ao Salar do Atacama. Reserva natural de mais de 73 mil hectares, ambiente extremamente seco com altas variações de temperatura entre o dia e a noite.

Visões do Atacama

Visões do Atacama

22º51'S 69º11'O Localizado no extremo sul do chamado altiplano andino a altitudes de variam de 2500 a mais de 4000 metros, encontra-se um dos deseros mais secos do mundo: Atacama. Abrigou e mantêm chamas da variada cultura atacamenha, integrante da cultura andina.

Catarpe

Catarpe

22º51'S 68º13'O Localizado a 5 km de San Pedro de Atacama, tem mirantes com vistas espetaculares de um ambiente que parece não ter sido ocupado, não fosse pela pequena Capela de San Isidro no centro do vale.

Pachamama + Wiracocha

Pachamama + Wiracocha

22º51'S 69º11'O Na tradição andina Wiracocha, o deus criador que relaciona-se com Pachamama, a mãe-terra, segundo “Pachamama en la Cultura Andina” de Homer Firestone, envia à humanidade três mandamentos: “Não mentir, não ser frouxo e não roubar”.

Atacama: mais seco do mundo

Atacama: mais seco do mundo

22º51'S 69º11'O Em cidades litorâneas como Iquique o índice pluviométrico anual, é de 5 mm, há locais no altiplano com registros de 1400 anos sem chuvas. O deserto do Atacama é um dos lugares mais secos do mundo, feito de espantosa beleza, locais de profundo silêncio e intocada natureza.

Vicunha

Vicunha

23º45'S 67º46'O Ainda podem ser vistas vicunhas selvagens no altiplano andino na região de São Pedro do Atacama.

Vale da Morte + Licancabur

Vale da Morte + Licancabur

22º51'S 69º11'O Distante 13 km de San Pedro do Atacama, na Cordilheira de Sal está o Vale da Lua. As formações rochosas nuas, são esculpidas permanentemente pela intempérie, a paisagem inclui lagos secos, e pequenas grutas.

Mama

Mama

22º51'S 69º11'O Habitantes tradicionais das Cordilheira dos Andes relacionam a energia sagrada ou divina à expressões da natureza, um paralelo andino altamente correspondente ao xintoísmo japonês. Nos Andes Pachamama é mãe-terra sagrada, Axomama, mãe-batata, Pacsamama é a mãe-lua; Coyamama, a mãe metal; Saramama é a mãe-milho, Mamacocha, mãe-mar.

Caminhos de ascese

Caminhos de ascese

22º51'S 69º11'O Segundo ensinamentos espirituais atuais nossos corpos estão impregnados por tudo o que vivemos nas nossas encarnações, pensamentos, formas-pensamentos, conceitos, pré-conceitos, desejos, emoções, hábitos e atitudes e Lincancabur pode desprogramar o corpo mental, o corpo astral e o corpo etérico do ser humano de registros negativos liberando os corpos mental, emocional e etérico, deixando neles espaço para novos passos evolutivos.

Atacama

Atacama

22º51'S 69º11'O “A união do espaço e do tempo em Pachamama produz um sentido de infinitude: mostra seu o lado imaterial” Homer L. Firestone, "Pachamama en la cultura andina"

Flamingos no Espelho

Flamingos no Espelho

23º6'S 67º27'O São encontrados flamingos chilenos, andinos (Phoenicopterus andinus), vicunhas, raposas culpeo, Podiceps occipitalis, Fulica cornuta, Chroicocephalus serranus, na Reserva Nacional dos Flamingos

Árido

Árido

22º51'S 69º11'O O som do ambiente árido é quase sempre o silêncio, com reduzida atividade da fauna e da flora, o ambiente é cortado mais comumente pelo som do vento.

4.300 metros

4.300 metros

23º45'S 67º46'O

Patamares

Patamares

Civilizações que habitam áreas montanhosas em todos os pontos do planeta deram como resposta à dificuldade imposta pelas costas íngremes a construção de patamares. Solução mais que apropriada, resultado da observação e integração com o ambiente, os patamares foram e são a base de plantios que sustentam esses povos. Capazes de reter água, evitar a erosão, permitir o trabalho em superfície plana são exemplos de bom manejo e de prosperidade.

Povos Pinturescos

Povos Pinturescos

Na certeza de seu modo de vida, populações de hábitos regionais são raridade num mundo de educação e cultura globalizados onde se encontram sempre os mesmos produtos e uma imposição do viver capitalista nos quatro cantos do planeta. Povos que ainda mantêm saberes, especialmente sobre como habitar seu bioma, podem ser vistos cada vez menos à medida que aumentam os povos capitalizados.

Salar

Salar

23º6'S 67º27'O Formado numa depressão que recebeu aguadas das montanhas e depois secou, o Salar do Atacama faz parte do "triangulo de lithium" a maior fonte de lithium do mundo, integrada também pelo Salar de Uyuni na Bolívia e pelo Salar do Homem Morto na Argentina.

Flamingos

Flamingos

23º6'S 67º27'O

Lagos Salgados

Lagos Salgados

23º6'S 67º27'O

Vale da Lua

Vale da Lua

22º51'S 69º11'O O Atacama é uma região seca devido à sua altitude. A umidade do pacífico ao deparar-se coma cordilheira começa subir pela encosta, tanto por temperatura como por força do relevo. As chuvas orográficas são formadas, ou seja, o vapor quente sobe e subindo esfria, condensa e precipita-se à barlavento (do lado que recebe o vento) não passado para o outro lado. Assim o Atacama não é alcançado pela unidade do mar, apesar de distar dele poucos kilômetros.

Esculturas no Vale

Esculturas no Vale

22º51'S 69º11'O

Vale da Lua

Vale da Lua

22º51'S 69º11'O

Vale da Morte

Vale da Morte

22º51'S 69º11'O A Cordilheira de Sal no Vale da Morte (originalmente de Marte), é formada por rochas metamórficas originadas de dobramentos de camadas sedimentares formadas por sua vez de sedimentos provenientes dos Andes, um verdadeiro espeláculo geológico.

Cordilheira de Sal

Cordilheira de Sal

22º51'S 69º11'O Localizada numa depressão que recebeu sedimentos consolidados por milhões de anos, for formada pela deformação posterior dessa camada, dando origem às cristas onduladas. Exposta ao intemperismo da superfície essa camada sofre constantes de formações.

Atacama

Atacama

22º51'S 69º11'O O deserto mais alto e árido do mundo deve sua baixa umidade principalmente à altitude, nuvens formadas no mar precipitam antes que alcancem o altiplano, de forma que existem registros de 1400 anos sem chuvas nas árias mais áridas do Atacama: um lugar para o assombro!

Dunas no Vale da Lua

Dunas no Vale da Lua

22º51'S 69º11'O

Sandboard

Sandboard

22º51'S 69º11'O

Atacama

Atacama

22º51'S 69º11'O “A religião dos antigos é a religião do futuro. Dentro de alguns séculos, não haverá mais crenças sectárias em nenhuma das grandes religiões da humanidade.” Helena P. Blavatsky, em 1877.

Extratos

Extratos

22º51'S 69º11'O Contemplar rochas metamórficas e sedimentares é ver o resultado de bilhões de anos de intemperismos e transformações exercidos sobre a crosta terrestre. Leva ao entendimento direto que o homem está sobre uma superfície abundante em recurso, trabalho e energia. Corresponder a isso é inevitável para as consciências humildes.

De pó a pó

De pó a pó

22º51'S 69º11'O

Esculturas de Pedra

Esculturas de Pedra

22º51'S 69º11'O Há vários Vales da Lua na América Latina, nome comum dado à locais com cenários lunescos, sem vegetação e cheios de rochas. Este no Atacama tem diferentes esculturas naturais fruto da erosão eólica.

Pukará de Quitor

Pukará de Quitor

22º53'S 68º12'O Construídas pelos Ayllu de Quitor no século XII, como vila de defesa, no pukará vêem as fundações e os formatos de habitações atacamenhas do período.

Pukará de Quitor

Pukará de Quitor

22º53'S 68º12'O Data de tempos pré-incaicos, construída em pedra no topo de uma encosta, teve função de defesa, construída no século XII, pelos denominados "Ayllu de Quitor"

Pukará de Quitor

Pukará de Quitor

22º53'S 68º12'O Pukará em Quéchua (lingua ds povos andinos) significa fortaleza, a de Quitor, situada em posição de defesa funciona como mirante das amplas paisagens atacamenhas.

Vista do Pukará

Vista do Pukará

22º53'S 68º12'O

Arquitetura Vernacular

Arquitetura Vernacular

22º53'S 68º12'O Antes da síntese artificial de elementos e produtos tudo era natural. As casas construídas com recursos do ambiente retornam a ele criando um cenário que mescla a ação do homem à natureza.

Pueblos Atacamenhos

Pueblos Atacamenhos

23º34'S 67º55'O Interessante construção em terra e pedra, com elementos de pagodes, torre de sino e mirante.

Gêiseres el Tatio

Gêiseres el Tatio

22º19'S 68º00'O Quando rios subterrâneos entram em contato com rochas quentes, o calor que por Lei sobe, tem de emergir à superfície, os gêiseres assim são formados.

Tatio

Tatio

22º19'S 68º00'O Localizado na Cordilheira dos Andes 4.320, no Tatio há 80 gêiseres ativos.

Dimensão

Dimensão

23º45'S 67º46'O Qual a dimensão humana? A humildade nasce quando é possível ver, não só com os olhos físicos mas com os sentido internos a magna expressão da vida na Terra. A Terra é um pequeno planeta diante do universo. Quem somos nós nesse lugar?

Lagoas do Altiplano

Lagoas do Altiplano

23º45'S 67º46'O Um cenário espetacular a 4.300 metros de altitude, as laosa de Miscanti e Miñique no altiplano chileno.

Altiplano

Altiplano

23º45'S 67º46'O Espetacular cenário da jovem cadeia de montanhosa que compõe a Cordilhiera dos dos Andes, as imagens mais fascinantes da Terra, alto e plano.

Pueblos

Pueblos

23º34'S 67º55'O

Miscanti e Miñique

Miscanti e Miñique

23º45'S 67º46'O

bottom of page