BRASIL

BRASIL

Brasil: multicultural recebeu desde a colonização portuguesa, imigrantes de diversas partes do planeta, somam-se ao que restou dos povos originários. Abriga 6 grandes biomas: Amazônia, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal, Cerrado e Caatinga, espetacular.

Papagaio

Papagaio

3º12'S 60º3'O O município de Iranduba no Amazonas fica na área metropolitana de Manaus, na outra margem do Rio Negro. Foram encontrados vestígios de ocupação da região datados de 7.510 a.C a 2.500 a.C. por caçadores/coletores que fabricavam instrumentos de pedra lascada.

Epígea

Epígea

2º33'S 55º8'O "A natureza reservou para si tanta liberdade que não a podemos nunca penetrar completamente com o nosso saber e a nossa ciência." Goethe (1749-1832)

Céu de Bagé

Céu de Bagé

31º17'S 54º6'O "Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão." Gálatas 5:1

Amazônia

Amazônia

2º30'S 54º57'O "Vive em harmonia com as leis da natureza e nunca serás pobre. Vive em harmonia com as opiniões e nunca serás rico." Sêneca (4 a.C. - 65 d.C.)

Irmão Ovino

Irmão Ovino

31º44'S 53º37'O Variedade de carneiro crioulo, originário de espécies trazidas no tempo da colonização, descendentes de animais do sul da Espanha e norte da África.

Ninho

Ninho

31º17'S 54º6'O Ovos azuis e verdes em ninho de sabiá laranjeira feito entre os ganhos de um ombu, em Bagé no extremo sul do Brasil.

Atalaia - Fernando de Noronha

Atalaia - Fernando de Noronha

3º51'S 32º24'O Praia do Atalaia: frágil berçário de centenas de espécies marinhas. Localizado no arquipélago de Fernando de Noronha.

Sancho - Fernando de Noronha

Sancho - Fernando de Noronha

3º51'S 32º26'O Eleita a mais bonita do mundo, a Baía do Sancho localiza-se em Fernando de Noronha. O arquipélago foi descoberto em 1503 segundo documentos de Américo Vespúcio, que integrava a expedição de 6 navios comandada por Gonçalo Coelho.

Marca Antiga

Marca Antiga

2º33'S 55º8'O A Hevea brasiliensis L., ou seringueira é uma árvore típica da região amazônica da qual se extrai o látex, um polímero que se concentra em espaços resiníferos da planta. O látex é utilizado para a confecção da borracha, o Brasil tem uma longa história, iniciada no século XIX, de sucessos e conflitos na extração e comercialização do látex. Atualmente o Brasil não supre nem mesmo o consumo interno de borracha, e apesar de ser detentor da planta originária, importa 65% do látex.

Igapó

Igapó

2º30'S 54º56'O O Igapó é uma mata alagada pelo transborde de rios e igarapés nas épocas de chuva na Amazônia, funciona como uma onda de alimento, que fertiliza e estabiliza o ambiente.

Rio Tapajós

Rio Tapajós

2º31'S 54º58'O "Eu vou para natureza para ser acalmado e curado, e ter meus sentidos colocados em ordem." John Burroughs (1937-1921)

Candeia do Corpo

Candeia do Corpo

31º19'S 54º6'O A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! Mateus 6:22-23

Parati

Parati

23º20'S 44º37'O A paradisiaca Parati, além do centro histórico com casarões coloniais bem preservados, envolve um arquipélago com algumas das praias mais belas do litoral brasileiro. Situada no estado do Rio de Janeiro nas fronteira com São Paulo, ainda esconde recantos intocados apesar de estar no centro do eixo mais movimentado e populoso do país.

Mata do Carão

Mata do Carão

2º33'S 55º8'O Amazônia cobre 5,5 milhões de quilômetros quadrados de mata, floresta úmida tropical acredita-se que tenha se formado no Eoceno (segunda época do Cenozóico 56-33 milhões de anos) devido a redução da temperatura do Atlântico nas linhas tropicais.

Pesca em Solimões

Pesca em Solimões

2º35'S 55º8'O A pesca é importante atividade cotidiana na vida das comunidades ribeirinhas na Amazônia fazendo uso da rede e da canoa, garante alimento fresco e atividade de comércio.

Artesania local

Artesania local

2º35'S 55º8'O Tapete feito pelas mulheres da comunidade Solimões na reserva extrativista Tapajós-Arapiuns na Amazônia paraense.

Palmeira

Palmeira

2º33'S 55º8'O Estudo da Universidade de Utrecht na Holanda, coordenado por Hans ter Steege na Amazônia releva que 1 hectare de floresta contêm mais de 300 espécies de árvores, há predominância de palmeiras; das 16.000 espécies de árvores estimadas, 227 tipos de palmeiras representam 50% das árvores da Amazônia. Como as árvores mais abundantes são as de interesse humano, como açaizeiros e seringueiras investiga-se se esse resultado é fruto do manejo humano da floresta em tempos pré-colombianos.

Alter do Chão

Alter do Chão

2º30'S 54º47'O Localizada na margem direita do Rio Tapajós, Alter do Chão abriga a mais bonita praia de água doce do mundo segundo o periódico inglês The Guardian. Fundada em 1626 pelo português Pedro Teixeira, recebeu nome da cidade homônima em Portugal, assim como Santarém.

Flor de Hisbisco

Flor de Hisbisco

2º35'S 55º8'O Estruturas reprodutoras de angiospermas (que compreendem mais de 250 milhões de espécies conhecidas), sua função é produzir sementes e atrair agentes polinizadores, é dessa forma que as espermatófitas colonizam áreas próximas e distantes.

Macaco de Cheiro

Macaco de Cheiro

3º05'S 60º26'O Diferente de outros macacos que limpam uns aos outros o macaco de cheiro se limpa sozinho, o "de cheiro" vem do fato dele urinar na própria cauda. Estes é habitante do Ariaú Amazon Towers em Manaus.

Comunidade

Comunidade

2º33'S 55º9'O

Trindade

Trindade

23º21'S 44º37'O Situada em Parati, no Parque Nacional da Serra da Bocaina, Trindade enfrenta forte impacto do turismo. Possui uma piscina natural que é berçário de espécies marinhas, mas que é explorada de forma predatória por turistas e caiçaras. A comunidade caiçara de Trindade peca no gerenciamento turístico de um lugar que deveria ser visitado com o mesmo rigor usado em Fernando de Noronha. A visitação de santuários naturais deve prezar pelo ambiente e não pelos prazeres humanos.

Líquens

Líquens

3º05'S 60º26'O Líquens são associações simbióticas entre fungos e algas, indicadores biológicos quanto ao nível de oxigênio do ar, não crescem em locais com baixa taxa de oxigênio.

Fernando de Noronha

Fernando de Noronha

3º49'S 32º23'O Dança de cardumes em Fernando de Noronha. Com diversos pontos de mergulho explorados o arquipélago oferece diversos pontos para observação de vida marinha em vários níveis de profundidade.

Preguiça

Preguiça

3º12'S 60º3'O O Bradypus tridatylus tem garras longas nos dedos que usam para escalar árvores até as copas a fim se alimentarem-se das folhas e de repousar. Sua digestão, respiração e movimentação são lentos o que lhe valeu o nome popular de bicho preguiça. Alimenta-se principalmente da embaúba.

Líquens

Líquens

3º2'S 60º4'O "Aqueles que contemplam a beleza da terra vão encontrar reservas de força que vão perdurar tanto quanto a vida. Há algo infinitamente curador nos refrões repetidos pela natureza - a garantia de que o amanhecer chega após noite, primavera após o inverno ". Rachel Carson (1907-1964) em Primavera Silenciosa

Cor de Folha Seca

Cor de Folha Seca

2º1'S 60º1'O Os rios negros na Amazônia devem sua cor às folhas que vão se depositando no fundo do leito, aqui em aguas rasas um gradiente de cores em Presidente Figueiredo no Amazonas.

Urucum

Urucum

2º35'S 55º8'O Bixa orellana é originária das Américas Central e do Sul. Os frutos carregam sementes com forte pigmento vermelho conhecido como bixina, rústico pode ser mantido como arbusto, mas desenvolve-se em frondosa árvore de até 9 metros. Há usos medicinais e culinários, bem como produção de corantes a partir da semente. Ucucum vem do tupi Uru-ku e significa vermelho.

Igreja da Conceição

Igreja da Conceição

31º19'S 54º6'O Igreja no município de Bagé, na região fronteiriça no extremo sul do Brasil. Durante trezena de Santo Antonio são atadas fitas ao portão da igreja em homenagem ao santo e seu profundo conhecimento.

Gergelim

Gergelim

2º32'S 55º7'O Sésamum indicum, produz sementes oleaginosas ricas em manganês, cobre e cálcio e lípideos de alto valor nutricional. Encontra-se em variedade preta e branca. Originária do Oriente Médio, e nordeste africano ou da Índia, ou de ambos foi domesticada há mais de 3.000 anos. Foi introduzido no Brasil no século XVI, durante as grandes navegações.

Amazônia

Amazônia

2º32'S 55º7'O "A natureza não se apressa , ainda que tudo seja cumprido." - Lao Tsé (604 a.C - 531 a.C)

Igapó do Carão

Igapó do Carão

2º33'S 55º8'O "Nada há de encoberto que não venha a ser descoberto, nem de oculto que não venha a ser revelado." Mateus 10,26

Savana-Floresta-Savana

Savana-Floresta-Savana

2º33'S 55º8'O Acredita-se que o ambiente amazônico foi savana antes da queda de temperatura do Atlântico ocorrida no segundo período do Cenozóico há 55 milhões de anos, isso proporcionou o surgimento da floresta. O desmatamento na Amazônia, expõe novamente o ambiente e o solo as altas temperaturas tropicais o que conduz o bioma novamente a condição de savana. O deflorestamento leva o ambiente aos estados iniciais do ciclo de formação da mata, levando para trás o processo evolutivo da natureza.

Mata Atlântica

Mata Atlântica

23º17'S 44º31'O O bioma mais rico do mundo em espécies de árvores, exuberante e altamente diversificada a Mata Atlântica cobria mais de 1,3 milhões de quilômetros quadrados na época da colonização, hoje restam menos de 8%. Atualmente o resultado desse impacto reduziu drasticamente as nascentes e coloca em risco de extinção espécies vegetais e animais. Falta ao homem entender que ele depende da natureza, mas que a natureza não depende do homem.

Santuário

Santuário

2º1'S 60º1'O Localizada em Presidente Figueiredo a Cachoeira do Santuário é assim chamada por abrigar um pequeno altar cravado em rocha no centro de várias corredeiras.

Cágados

Cágados

3º05'S 60º26'O Há grande variedade de cágados encontradas nos rios e igarapés amazônicos. Normalmente são onívoros, ou seja comem de tudo. Há espécies na Amaz6onia que vivem mais de 100 anos.

República das Bananas?

República das Bananas?

2º25'S 54º43'O As bananas são originárias da Ásia, principalmente das áreas que hoje são território chinês, algumas variedades vêm da Oceania, e do Himalaia. Foram encontrados indicadores de 8.000 anos da existência de bananas nativas na Nova Guiné, o que sugere que este seja seu local de origem. Apenas no século III há registro de cultivo de bananas na China de onde se expalhou. Foi introduzida no Brasil no período da colonização através do tráfico negreiro com espécies vindas da África.

Cesta para Peixes

Cesta para Peixes

2º25'S 54º43'O Porto de Santarém, movimento de embarcações e comercio pesqueiro, frágeis leis e ética ameaçam a vida dos peixes nos rios amazônicos devido à sobre pesca.

Santarém

Santarém

2º25'S 54º43'O O porto fluvial de Santarém, fica às margens do Rio Tapajós próximo à confluência com o Rio Amazonas.

Natureza

Natureza

2º33'S 55º8'O "...nós temos que lembrar que o que observamos não é a natureza em si mesma, mas a natureza exposta ao nosso método de questionamento." Werner Karl Heisenberg (1901-1976)

Atalaia

Atalaia

3º51'S 32º24'O "A natureza não faz nada em vão." Aristóteles (834 a.C-322 a.C)

Tubarão Lixa

Tubarão Lixa

3º49'S 32º23'O O também chamado tubarão lixa ou enfermeiro pode medir até 4 metros de comprimento e meia tonelada de peso. Possui pequenos dente uniformes e pontiagudos, focinho curto e plano. Aqui encontra-se em seu habitat típico, parado sobre superfície arenosa.

Pelourinho

Pelourinho

12º58'S 38º30'O Localizado no centro histórico de Salvador, possui um conjunto arquitetônico, de casas e igrejas e estilo barroco, concentra hoje lojas, restaurantes, feiras e atividades culturais.

Olinda

Olinda

7º59'S 34º50'O "Toda a natureza é uma harmonia divina, sinfonia maravilhosa que convida todas as criaturas a que acompanhem sua evolução e progresso." Tsai Chih Chung (1948-)

Pampa

Pampa

31º17'S 54º6'O Uma vida tranquila e isolada no campo, com a possibilidade de ser útil para as pessoas, para quem é fácil fazer o bem, e que não estão acostumados a receber esse bem; em seguida, trabalhar em algo que possa ser útil depois descanso, natureza, livros, música, amor pelo próximo, tal é a minha idéia de felicidade." Lev Nikolayevich Tolstoi (1828-1910)

São Tomé das Letras

São Tomé das Letras

21º43'S 44º59'O "Não despreze o seu próprio lugar e hora. Todo lugar é sob as estrelas, todo lugar é o centro do mundo." John Burroughs (1837-1921)

Pôr do Sol no Tapajós

Pôr do Sol no Tapajós

2º25'S 54º43'O "Olhe profundamente para a natureza, e então você entenderá tudo melhor." Albert Einstein (1879-1955)

Pará

Pará

2º30'S 54º47'O

Praia Doce

Praia Doce

2º35'S 55º8'O

Areia de Praia de Rio

Areia de Praia de Rio

"Podemos trocar de trabalho, de parceiro ou de religião. Mas até que não nos transformemos internamente, atrairemos as mesmas pessoas e circunstâncias" Yehuda Berg

Sumaca

Sumaca

23º17'S 44º31'O Sumaca é uma pequena embarcação à vela usada na costa brasileira, após o naufrágio de um destes na costa da Juatinga no município de Paraty, esta belíssima praia passou a ser chamada Sumaca. Atualmente é habitada permanentemente por um caiçara chamado Manequinho que recebe os visitantes.

Mercado

Mercado

2º25'S 54º43'O

Juatinga

Juatinga

23º17'S 44º31'O A Reserva Ecológica Estadual de Juatinga, situada em Paraty cobre uma área de 8.000 hectares e abriga 12 comunidades caiçaras. A Mata Atlântica cobre a região com elevada biodiversidade distribuída pelos sistemas de florestas, mangues e restingas, a costa possui exuberantes praias rodeadas pela mata higrófila, ou costeira, densa e abundante.

Anumã

Anumã

2º32'S 55º7'O

coordenadas de amor . imagens da terra

2020